O marketing verde é uma oportunidade para o seu negócio fazer a coisa certa e ser recompensado por isso.

Produtos e Serviços Verdes

O marketing verde tem dois aspectos principais. A primeira é que coloca as considerações ambientais em primeiro lugar quando se trata de criar e vender produtos e serviços. Por exemplo, muitas pessoas usam serviços de lavanderia e limpeza a seco. Uma versão verde de uma lavanderia usaria máquinas de lavagem com água fria, máquinas que economizam água, detergentes suaves, lavadoras e secadoras energeticamente eficientes. Alguns podem até ser movidos a energia solar.

Um produto de limpeza a seco verde usaria menos produtos químicos agressivos que teriam menos impacto sobre o meio ambiente, enquanto ainda realizam o trabalho. Eles usariam menos papel e plástico para embrulhar as roupas e dar aos clientes incentivos para trazer de volta os cabides para que eles não acabassem no lixo e, portanto, em aterros em todo o país.

Métodos de Marketing Verde

Em segundo lugar, o marketing verde também pode garantir que todos os seus esforços de marketing sejam ecológicos e tenham um baixo impacto sobre o meio ambiente. Por exemplo, a escolha de produzir seus materiais de vendas em papel ecológico ou digitalmente pode ter um impacto enorme no meio ambiente, bem como no seu resultado final.

Se você decidir que precisa ter uma peça impressa, sua escolha de papel e tinta também pode ter um impacto significativo no meio ambiente.

O uso de papel reciclado não-lustroso e tinta de soja fará uma grande diferença em comparação com o papel revestido (brilhante) e com tintas de base química.

Se você está vendendo bens tangíveis, sua escolha de embalagem também terá um impacto significativo. Mais uma vez, papel e tinta afetarão a reciclagem da embalagem. Se você usa plástico, a escolha de um plástico reciclável pode fazer toda a diferença entre ser reaproveitado ou preencher aterros em todo o mundo.

Decisões Diárias

Mesmo as decisões do dia-a-dia no escritório enquanto você administra seu negócio ecológico podem ter um impacto significativo no meio ambiente. Seus colegas apertam o botão de impressão o tempo todo sem pensar? Ou você tem como objetivo um escritório sem papel com bom backup em discos rígidos e armazenamento em nuvem?

Você usa copos de papel e cápsulas de café descartáveis de plástico? Ou canecas e uma máquina de café padrão com um filtro de aço inoxidável reutilizável? Se for este último, você usa o pó de café adubar suas plantas de escritório ou seu próprio jardim?

Quais produtos de limpeza você compra para o escritório? Tubos plásticos? Ou os pequenos recipientes reutilizáveis que você usa para encher e apenas adicionar água quando necessário? Eles são produtos químicos neutros? Ou aqueles de trabalho pesado que poluem o meio ambiente e até causam reações alérgicas?

Ética Verde

Uma vez que você entra no reino do marketing verde, você descobrirá que ele se conecta com outras considerações éticas e valores pessoais. Por exemplo, os profissionais de marketing verde frequentemente adquirem matérias-primas ou compram no atacado de cooperativas de “comércio justo” e pequenas empresas.

Como o nome sugere, o comércio justo significa que os fornecedores, como os cafeicultores, recebem um salário justo por seus produtos, e não são forçados a viver com um salário de nível de pobreza. Café, chá e cacau são apenas alguns dos itens que você pode ter na cozinha do seu escritório.

Vestuário de comércio justo, jóias e móveis podem ser parte do seu site de compras.
O verde é uma mentalidade, são valores que você pode compartilhar com seus clientes.

O marketing verde, portanto, não se refere apenas à venda, mas é um modo de vida. Tornar-se mais consciente das questões verdes pode ser um caminho para maiores lucros quando você começar a colocar o planeta em primeiro lugar.

Dê uma olhada de 360 graus em todo o seu negócio e veja se o marketing verde é para você.