Uma das melhores maneiras de incentivar a harmonia, a produtividade, a criatividade e a satisfação no local de trabalho é simplesmente garantir que você esteja reunindo as melhores equipes possíveis e, em seguida, fazendo com que funcionem bem.

E uma maneira de fazer isso é contratar as pessoas certas …

Como contratar as pessoas certas

Contratar a pessoa certa para o trabalho não é simplesmente uma questão de escolher a pessoa com as melhores qualificações ou experiência. 

É também uma questão de escolher a pessoa que mais se encaixa na cultura do seu local de trabalho e quem tem metas alinhadas com a da equipe e da organização.

Mais uma vez, tudo se resume ao porquê e encontrar pessoas que realmente querem trabalhar lá – não apenas pelo dinheiro. 

Se você puder fazer isso bem, então as pessoas em seu escritório serão naturalmente amigáveis ​​porque terão metas alinhadas. Eles serão mais propensos a se dar bem e se encaixar na ‘vibe’ do escritório.

Como incentivar o trabalho em equipe

Incentive a confiança

Uma das maneiras mais importantes de construir trabalho em equipe é estimular a confiança. 

As pessoas nas forças armadas estão dispostas a se sacrificar pela sua equipe. A razão que todos eles dão para isso é “eles teriam feito isso por mim”. Você não precisa ser o melhor amigo de alguém em sua equipe e não precisa compartilhar nada em comum. Se você pode confiar neles para tê-los em  suas costas, então você estará motivado para apoiá-los também.

Você pode encorajar isso não com ‘exercícios de confiança’ (que são uma perda de tempo), mas colocando sua equipe em posições onde eles são forçados a confiar uns nos outros para ter sucesso. 

Você também precisa encorajar a comunicação aberta, e você deve se esforçar para dar à equipe a chance de se tornar pessoalmente familiarizada para que eles saibam mais um do outro.

Metas comuns

Você não deve oferecer incentivos individuais para evitar a competição negativa em suas equipes. E você certamente deve evitar criar um ambiente em que vale a pena pisar nos dedos de seus colegas. 

O mais importante é você fazer o oposto, dando metas para toda a sua equipe.

Ter uma meta de vendas, ou melhor ainda, uma pontuação de satisfação do cliente pode ajudar a lembrar sua equipe do motivo de estar lá e trabalhar juntos para atingir esse objetivo comum. 

Da mesma forma, dar aos membros individuais da equipe o crédito e a autonomia para trabalhar em seus próprios aspectos, ajudará ainda mais a motivá-los intrinsecamente e a ajudar seus companheiros de equipe ao longo do caminho.

Misture as coisas

Uma coisa a evitar é permitir que grupos menores se formem dentro de sua organização. Você não quer um grupo de ‘fumantes’, a geração mais velha e ‘contabilidade’. Embora sua equipe seja formada naturalmente por subconjuntos menores, incentivar a criação de núcleos ser destrutivo devido aos princípios de “convergência e divergência” que farão com que esses grupos se vejam mais como estranhos do que como membros de sua organização.

Resolva isso quebrando relacionamentos destrutivos e forçando mais interação entre os departamentos.

Compreensão

O trabalho em equipe entre diferentes departamentos é tão importante – se não mais importante – quanto o trabalho em equipe dentro dos departamentos. 

 Esta é outra razão para mudar as coisas e encorajar as pessoas a passarem tempo em outros grupos. Se alguém das vendas passar alguns dias sentado com a equipe de marketing, eles não apenas se tornarão menos parte do “clube dos garotos da equipe de vendas”, como também tenderão a entender e respeitar melhor o papel do marketing.